Projeto Juventude e Cultura


O Projeto JUVENTUDE E CULTURA surgiu a partir das experiências concretas de vários grupos de jovens, que atuam no sertão pernambucano em parceria com o INSTITUTO DA JUVENTUDE.
O objetivo geral é estimular e acompanhar grupos de jovens no desenvolvimento de atividades culturais que possibilitem construir alternativas de geração de trabalho e renda, bem como promover o resgate das tradições e manifestações culturais.
A partir do início de 2010 as ações foram sendo construídas com os seguintes objetivos específicos:
1- proporcionar através das ações culturais uma alternativa para o(a) jovem construir uma perspectiva diferente de vida;
2- incentivar o resgate das tradições e manifestações culturais da região/local em que os grupos atuam;
3 – estimular a prática cultural como forma de geração de renda e de qualificação profissional;
4 – construir ações culturais levando em consideração a diversidade existente na região.

PARCERIAS:
Para concretizar o Projeto o INSTITUTO DA JUVENTUDE construiu parcerias com outras instituições, as quais, integram a Coordenação do Projeto.
COORDENAÇÃO:
– Instituto da Juventude
– Instituto Cultural Raízes (Floresta)
– Associação Quilombola de Floresta.
De 2010 a 2013, as ações foram mais concentradas no município de Floresta-PE, com a realização de diversos cursos e oficinas para adolescentes e jovens da cidade e da zona rural.

INVESTIMENTO NA FORMAÇÃO DE GRUPOS CULTURAIS DE ADOLESCENTES E JOVENS

O Projeto Juventude e Cultura em Floresta desenvolveu a fase de organização e preparação de grupos de adolescentes e jovens interessados em atuar na cultura.
Em parceria com o Instituto Cultural Raízes foi feito a interligação entre o Projeto Juventude e Cultura e o Projeto Identidade Cultural, onde se priorizou o desenvolvimento de atividades e formação de grupos culturais baseados nas tradições populares e manifestações culturais locais e regionais.
Após a realização de oficinas de sensibilização nas comunidades de Barra do Juá, Malhada Vermelha e Agrovila 6, o passo seguinte foi de preparação dos grupos de dança e percussão.

Ainda no primeiro semestre de 2012 outras comunidades foram visitadas e convidadas a participarem do Projeto.

Oficina de danças, Maracatu na Barra do Juá
Oficina de percussão, Maracatu na Barra do Juá
Oficina de Danças, Coco de Roda Agrovila 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário