Mais Cultura

Em 2009, o Instituto da Juventude orientou e apoiou diversos grupos de jovens no sertão de Pernambuco, quanto a importância da participação no edital dos micro-projetos do Mais Cultura.
Foram realizadas diversas capacitações em vários municípios sobre elaboração e gestão de projetos.
Já em 2010, com a aprovação dos projetos, o Instituto da Juventude apoiou diretamente a execução dos seguintes projetos:

Nome do Projeto
Responsável
Município
Música no Quilombo
Israel Carlos
Mirandiba
Gingando que se aprende
Ciro dos Santos
Belém do São Francisco
Raízes da Cultura Negra
Cibele Moura
Belém do São Francisco
Conheça agora os objetivos dos projetos destacados acima:

PROJETO MÚSICA NO QUILOMBO

O MÚSICA NO QUILOMBO, objetivou ministrar aulas de músicas – de matrizes africanas – para jovens das comunidades quilombolas na cidade de Mirandiba.
O foco da ação do Projeto destinou-se para jovens de 17 a 29 anos em horários que os alunos estavam fora da escola, ocupando esse tempo ocioso com oficinas de percussão no intuito de despertá-los para o resgate cultural musical de suas raízes, oportunizando conhecimentos mais aprofundados e servindo também para despertar e incentivar a musicalidade da própria comunidade.
O projeto consistiu em uma série de oficinas de percussão (atabaque, alfaia, pandeiro, agbê, gonguê), onde os alunos aprenderam os fundamentos teóricos e como tocar todos esses instrumentos.
Os alunos estiveram integrados em um meio onde a disciplina foi estimulada, despertando a consciência de que a música é construção de cidadãos, dentro e fora da comunidade, proporcionando um estágio a mais de maturidade aos praticantes.

PROJETO GINGANDO QUE SE APRENDE

OBJETIVOS
Geral
  • Realizar o resgate e a divulgação da cultura popular, através de oficinas e organização de grupos de capoeira, atendendo a 100 (cem) jovens de 17 a 29 anos, residentes em 05 (cinco) bairros do município de Belém do São Francisco.
Específicos
  • Promover o resgate das tradições culturais através da prática da capoeira;
  • Proporcionar estudos sobre a herança cultural da capoeira através de aulas/oficinas, espetáculos de música e dança, exposições e palestras;
  • Despertar nos jovens (público-alvo do projeto) o gosto pela valorização dos elementos que compõem as raízes da cultura local, identificada com o conceito de cultura popular;
  • Trabalhar (através da capoeira) os elementos de formação para a cidadania, bem como da capacitação voltada para a economia da cultura, a partir de noções concretas de empreendedorismo;
Incentivar a formação de parcerias públicas e/ou privadas que contribuam para a expansão das atividades desenvolvidas pelo projeto, fortalecendo assim o conceito de incentivo e fomento da prática cultural.

PROJETO RAÍZES DA CULTURA NEGRA

OBJETIVOS
Geral
  • Constituir um documentário visando o resgate e a divulgação da cultura negra de Belém do São Francisco, atendendo de forma direta a 100 (cem) jovens de 17 a 29 anos, residentes em 05 (cinco) comunidades (bairros e distritos) do município de Belém do São Francisco.
Específicos
– promover o resgate da cultura negra, a partir dos elementos históricos e populares, mantendo viva a tradição;
– divulgar a arte e a cultura negra;
– buscar a valorização da arte e da cultura negra, promovendo o reconhecimento dos artistas e grupos nas mais diversas áreas de manifestação cultural e artística;
– contribuir para a eliminação do preconceito e da discriminação contra a raça negra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário